terça-feira, 27 de abril de 2010

25 de Abril de Vizela

O salão nobre da Real Associação Humanitária dos Bombeiros de Vizela foi o local escolhido pela Câmara e Assembleias Municipais de Vizela para efectuar a cerimónia evocativa de mais um aniversário do 25 de Abril de 1974.
A celebração ficou marcada pelos discursos dos líderes parlamentares dos partidos com assento na Assembleia Municipal e dos Presidentes da Câmara e Assembleia Municipal.
Foi uma cerimónia digna, mas em que existiram alguns momentos de intervenção político - partidária que, penso eu, não se enquadravam no âmbito da mesma.
Despiques pessoais, picardias antigas e críticas sem direito a resposta, não dignificam a data em que se assinala a Liberdade Portuguesa. Postura a alterar por parte de alguns dirigentes políticos, principalmente aqueles que têm maior responsabilidade…
Mas, voltando ao âmago da questão, gostaria de salientar que é muito mais representativa e envolvente uma cerimónia em que todos se podem sentir representados. Pena é que este tipo de abertura não seja seguida noutras comemorações, tal como o aniversário concelhio… Quem lá vai, parece que está num comício do Partido Socialista!
25 de Abril é de todos! 19 de Março deveria ser de todos!
Já agora, exige-se mais rigor a quem faz os discursos do Presidente da Câmara. Pelo menos saber que a música que era proibida era “Grândola Vila Morena”, de Zeca Afonso. A mesma foi transmitida no dia 25 de Abril de 1974, pelas 00 horas e 20 minutos, no programa "Limite" da Rádio Renascença e era a senha escolhida pelo Movimento das Forças Armadas (MFA), como sinal confirmativo de que as operações militares se encontram em marcha e eram irreversíveis.
A canção "E Depois do Adeus", interpretada por Paulo de Carvalho, foi transmitida aos microfones dos Emissores Associados de Lisboa, pelas 22h 55m do dia 24 de Abril de 1974, marcava o início das operações militares contra o regime. É de facto uma música muito importante, mas não era proibida…
Em súmula, peço, em nome de todos os democratas de Vizela, rigor e pluralismo em todas as comemorações que decorram na nossa Cidade e no nosso Concelho. Talvez assim as pessoas se sintam mais motivadas para estar presentes…

2 comentários:

  1. "25 de Abril é de todos! 19 de Março deveria ser de todos!"

    - Nem mais!

    ResponderEliminar
  2. Constacto que partilha do meu ponto de vista que é, ou deveria de ser, o de todos os democratas...
    Agradeço!

    ResponderEliminar