sábado, 31 de outubro de 2009

Novo Executivo Camarário

Nesta última sexta feira decorreu a primeira reunião do Executivo Municipal de Vizela, naquela que foi a primeira sessão deste mandato.
Da ordem de trabalhos constavam vários pontos, mas aquele que me causou mais indignação foi o da ratificação da decisão quanto à fixação de vereadores em regime de tempo inteiro. Fiquei altamente surpreso com a não atribuição de pelouro a Vítor Hugo Salgado e com o excesso de centralização de poderes em três apenas três pessoas (além do presidente Dinis Costa, apenas Alberto Machado e Dora Gaspar).
A não atribuição de pelouro ao socialista Vítor Hugo Salgado é uma opção que pode trazer dissabores a Dinis Costa, denotando falta de confiança política, até porque o mesmo já tinha afirmado que gostaria que lhe fossem atribuídos pelouros e de desempenhar funções na Câmara Municipal de Vizela.
Lutas partidárias internas...
Outro ponto da ordem de trabalhos foi a proposta de delegação de competências no presidente da Câmara Municipal. Eu acho sempre achei, acho e acharei que demasiada centralidade num homem é má e quando a competência não é muita...
Tirando-se o nome do "homem" a delegar para o tacho da Vimágua, que não trouxe surpresas, o resto foi só para encher calendário...
Agora o que se espera é ver como é que Vítor Hugo Salgado (que não tem trabalho que se conheça) vai encarar esta traição...
Será que podemos contar com eleições para breve?

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Bomba?

Será que a Assembleia Municipal de Vizela não apresenta capacidade de se constituir efectivamente e convenientemente?
É verdade que a Mesa de Assembleia Municipal de Vizela foi indevidamente constituída?
É verdade que os vinte e oito deputados municipais não sabem a lei?
Não quero acreditar que isso é verdade, caso contrario todos se deveriam demitir...

domingo, 25 de outubro de 2009

Tomada de posse dos novos Órgãos Autárquicos

Decorreu ontem de manhã a tomada de posse dos novos órgãos autárquicos numa cerimónia muito bonita e que ficou marcada pela escassez de espaço para todos aqueles que queriam assistir in loco.
Esta cerimónia ficou marcada pela ausência de alguns políticos locais, tais como: Francisco Ferreira (ex-presidente do executivo municipal e presidente do Partido Socialista local), José Manuel Faria (ex-deputado municipal e destacado militante do Bloco de Esquerda), Carlos Faria (ex-vereador e presidente do CCD de Santa Eulália), etc..
Outro facto que me revolta é o défice democrático que continua a imperar nestas cerimónias. Porque é que as outras forças partidárias não podem usar da palavra? A democracia não´é feita da pluralidade de opiniões e intervenções?
De qualquer forma: parabéns a todos e votos de um bom trabalho, por todos os Vizelenses!

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Assembleias de Freguesia e seus Executivos

Enquanto se aguarda, com curiosidade, a constituição dos Executivos das Assembleias de Freguesia, há uma que tem vindo a despertar a atenção de todos: o da Junta de Freguesia de S. Paio.
Tem havido comentários da existência de negociatas, de ofertas monetárias, de reuniões... Enfim, promiscuidade para todos os gostos...
Acrescento que me dei ao trabalho de comparar os manifestos eleitorais do PS e do PCP e os mesmos são como a água e o azeite.
De qualquer forma, posso e devo dizer que ouvi, hoje à tarde, em Tagilde (freguesia dos progenitores do deputado de freguesia eleito pelo PCP) que o "negócio" já está fechado.
Assim, o referido deputado será eleito, com os votos do PS, presidente da mesa da Assembleia de Freguesia e beneficiará de um "subsídio" de 350 € mensais. Mais, afiançaram-me que este negócio foi feito com o senhor Dinis Costa e na presença de Paula Lima...
Depois pedem e dizem exigir seriedade na politica...

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Grupo Desportivo da Fundação Jorge Antunes

O Grupo Desportivo da Fundação Jorge Antunes reunirá no próximo dia 2 de Novembro, no Auditório da Fundação Jorge Antunes, pelas 21 horas, com a seguinte ordem de trabalhos:
- Discussão e votação da acta da Assembleia anterior;
- Aprovação e votação do orçamento da Direcção;
- Rectificação da jóia de filiação.
Já fui sócio e deixei de o ser, mas, mesmo assim sugiro que seja acrescentado o seguinte ponto à ordem de trabalhos:
- Tomada de posição politica de apoio a determinada candidatura de alguns dirigentes, pondo em causa o dever de isenção da colectividade.
O que é que acham da minha sugestão?
O défice democrático deve ser combatido por todos...

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Bancada do CCD de Santa Eulália

No dia de ontem decorreu, com toda a pompa a inauguração da nova bancada do campo municipal, construída em parceria entre a Câmara de Vizela e o CCD de Santa Eulália.
O evento contou com girândola de foguetes, largada de paraquedistas, música, a fanfarra dos bombeiros e a presença de inúmeras entidades ligadas à política, como o presidente da Câmara de Vizela, Dinis Costa e outros vereadores (Dora Gaspar e Alberto Machado) e o anterior presidente Francisco Ferreira, figuras ligadas ao desporto como o Presidente da Associação de Futebol de Braga, Carlos Coutada e Manuel Machado da mesma associação, o presidente do Futebol Clube Vizela, José Armando Branco, entre outros.
Como sabem, procuro estar sempre atento e informado sobre os assuntos da politica Vizelense e por isso, como estranhei a ausência de outras forças partidárias que não o PS, indaguei algumas pessoas, de forma informal, e constatei que não foram convidadas.
A verdade é que a direcção do CCD não convidou os vereadores da Coligação eleitos ou em exercício, bem como os deputados municipais eleitos ou em exercício, conforme alguns dos próprios me confirmaram.
Como é que é possível que isto se continue a passar?
Quando é que os dirigentes clubisticos de Vizela deixam de partidarizar as iniciativas que levam a cabo e democratizam os clubes que dirigem...
Nem a desculpa dos subsídios pega...
Tenham vergonha e respeitem todos os eleitos para representar o povo de Vizela...

domingo, 18 de outubro de 2009

Ruptura

As noticias que têm vindo a publico sobre a cisão que se augura no Partido Socialista Vizelense prometem.
Como irá ser a composição da comissão politica deste partido em Vizela após este ciclo eleitoral?
Atentem às últimas noticias:
"A reunião do Secretariado do PS para análise do resultado eleitoral e convocada por Francisco Ferreira não contou com a presença de Dinis Costa, Alberto Machado, Dora Gaspar, Joaquim Costa e João Poleri."
O que acham?
Acrescento que um porta-voz deste grupo disse que se trata de «Uma ruptura com o passado a exigir um Secretariado e uma Comissão Política nova no PS de Vizela».
Isto promete e as facadas nas costas dos socialistas (a começar pelas do Dr.) vão ser mais que muitas e virão dos seus colegas partidários...
Quem semeia ventos, colhe tempestades...

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Coligação Por Vizela

É com grande alegria que encontrei referência, por parte da sua mandatária, de que a Coligação Por Vizela continuará a trabalhar por Vizela e para Vizela com o mesmo afinco a que se predispôs governar, em caso de vitória eleitoral.
Reconhecendo a mais valia destes grupos de cidadãos (Assembleia Municipal, Câmara Municipal e Assembleias de Freguesia), julgo ser uma óptima notícia para os Vizelenses o seu empenho futuro, como forma de honrar os Vizelenses que lhes confiaram o seu voto.
Boa sorte e bom trabalho e todos.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Desilusão

Desilusão...
Este é o sentimento que me assombra neste dia pós-eleitoral.
Não sei o que leva as pessoas a verem os partidos como clubes futebolisticos, dos quais não se pode trocar ou trair...
Quem é o iluminado que me explica como é que é possível que o nosso querido povo Vizelense opte pela eleição dos menos rigorosos, dos menos capazes, dos menos isentos, dos menos disponíveis?
Quem me consegue explicar como é que os melhores (a milhas) não são eleitos?
Ninguém venha dizer que a culpa é minha... eu não votei PS!

sábado, 10 de outubro de 2009

Sentido de voto

Meus senhores e minhas senhoras, caríssimos concidadãos Vizelenses,
Como todos sabem fui, sou e serei sempre um fiel seguidor da politica Vizelense e, nesta altura, julgo que é pertinente apresentar-vos a minha intenção de voto, no que às presentes eleições autárquicas diz respeito.
Assim, comunico-vos que determinei o meu sentido de voto após ter efectuado a análise dos programas/princípios políticos (Assembleia e Câmara Municipal e Assembleias de Freguesia), bem como as equipas que os preconizam e a sua capacidade de os levar a bom porto.
Creio que as equipas mais disponíveis, que reúnem mais boas experiências, mais capazes, mais dinâmicas, mais motivadas e mais conhecedoras das realidades e necessidades do centro urbano e das freguesias limítrofes do Concelho são as da Coligação Por Vizela.
Assim, consequentemente, voto COLIGAÇÃO POR VIZELA.
Peço, a todos, que façam o mesmo exercício que fiz e que determinem, depois e despejadamente de cariz politico-partidário, o seu sentido de voto.

Resultados da terceira sondagem

Antes de Vos comunicar os resultados da terceira sondagem que foi feita neste Blog quero aproveitar para agradecer a participação de todos e reconhecer a importância do seu voto para determinar o sentido de voto nestas eleições autárquicas, no que à Câmara Municipal de Vizela diz respeito.
Assim, comunico-vos os resultados da sondagem:
Coligação "Por Vizela" - 10 votos (58 %)
Bloco de Esquerda - 0 votos (0 %)
Partido Socialista - 3 votos (17 %)
CDU - 4 votos (23 %)
Observando os resultados obtidos, podemos facilmente concluir que a força que recolhe a esmagadora preferência dos eleitores que consultaram este Blog é a Coligação "Por Vizela".

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Agenda Cultural

Que a agenda cultural serve para avisar os Vizelenses das actividades de carácter lúdico-cultural que irão decorrer no nosso Concelho... não é novidade para ninguém...
Que a agenda cultural sirva para que os pavões do costume vendam a sua banha da cobra... não é novidade para ninguém...
Agora que a agenda cultural de Vizela sirva para informar os Vizelenses de uma actividade cultural que decorrerá em Vila do Conde (e logo na capa!), não é costume, nem é lógico, nem vem a propósito...
Nem com as eleições aí? Vizela é filial de alguma outra câmara?

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Terceira Sondagem

Agora é a altura escolhida para tentar descortinar o sentido de voto dos Vizelenses quanto ao órgão mais visível e mais influente no modo de vida dos munícipes: Câmara Municipal.
Agradeço, desde já, a sua participação.
Antes de Vos comunicar os resultados da segunda sondagem que foi feita neste Blog quero aproveitar para agradecer a participação de todos e reconhecer a importância do seu voto para determinar o sentido de voto nestes eleições autárquicas, no que a este órgão diz respeito.
Assim, comunico-vos os resultados da sondagem:
Coligação "Por Vizela" - 10 votos (71 %)
Bloco de Esquerda - 1 voto (7 %)
Partido Socialista - 0 votos (0 %)
CDU - 3 votos (21 %)
Observando os resultados obtidos, podemos facilmente concluir que a força que recolhe a preferência dos eleitores que consultaram este Blog é a Coligação "Por Vizela". Penso que é um facto digno de registo que o actual líder do órgão em causa não colhe a preferência de nenhum dos leitores que manifestaram a sua opinião.

Actividade politica

Apesar da chuva que começou a cair no nosso belo município a actividade politica esteve a um nível nunca visto no dia que passou (passa).
De facto assistimos a imensas arruadas (com ou sem bombos e concertinas), a churrascos, a debates e a confraternizações intensas na busca dos votos.
O que podemos concluir?
Na minha opinião é o seguinte: nenhuma das forças partidárias se sente segura de que vencerá as próximas eleições, nem de que não as pode ganhar...
O melhor dos trabalhos para todos e que isso contribua para que os munícipes possam decidir em consciência (e não pela cor dos partidos, como de costume)...

domingo, 4 de outubro de 2009

Jantar da Coligação

Parabéns!
Após consultar vários Vizelenses que se fizeram representar no referido jantar, tive a confirmação de que esta iniciativa foi um sucesso esmagador e que resultou do mesmo resultou a colheita de mais alguns apoios.
É com este tipo de iniciativas que provam que estão com capacidade de mobilização suficiente para vencer as próximas eleições.

Criticas e mais criticas

Não estando eu envolvido nas presentes eleições autárquicas, sou um Vizelense que se preocupa em acompanhar os desenvolvimentos relativos às mesmas e as suas implicações, como todos podem constatar.
Um dos meios que utilizo para colher informações é ouvir (via rádio ou presencialmente) os debates entre os vários concorrentes aos diferentes órgãos autárquicos.
Posso dizer que tenho ouvido vários e o que mais me tem espantado é a não comparência de alguns candidatos e a falta de explicações publicas para a sua ausência.
Outra situação que não consigo compreender, é as criticas que são direccionadas aos candidatos que comparecem, por não aceitarem debater com outros membros das listas.
Agora pergunto eu:
Quando a comunicação social definiu que os debates eram entre os candidatos que encabeçam as listas alguém retorquiu? Alguma força partidária não aceitou as condições propostas?
Penso que não!
Parem com os subterfúgios!
É hora de revelar os vencedores dos diferentes debates: Os candidatos que honram os seus compromissos!
Parabéns a todos por honrarem os Vossos compromissos!

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Segunda sondagem

Agora é a altura que escolhi para tentar discurtinar o sentido de voto dos Vizelenses quanto aos mais variados órgãos autárquicos.
Como é normal, começo pelo mais importante e mais representativo: Assembleia Municipal.
Agradeço, desde já, a sua participação.

Resultados da primeira sondagem

Antes de Vos comunicar os resultados da primeira sondagem que foi feita neste Blog quero aproveitar para agradecer a participação de todos e reconhecer a importância do seu voto para determinar o sentido de voto nestes eleições autárquicas, no que a este universo diz respeito.
Assim, comunico-vos os resultados da sondagem:
Coligação "Por Vizela" - 12 votos (52 %)
Bloco de Esquerda - 1 voto (4 %)
Partido Socialista - 7 votos (30 %)
CDU - 3 votos (13 %)
Observando os resultados obtidos, podemos facilmente concluir que a força que recolhe a preferência dos eleitores que consultaram este Blog é a Coligação "Por Vizela".